O prêmio D.Catarina foi formatado para ser o mais importante prêmio de Design do estado, criando valor e prestígio para designers e indústrias, proporcionando maior abertura de mercado e visibilidade para suas marcas.
O Prêmio, já consolidado, está na sua 3ª edição, com participações e repercussão cada vez maiores.
A proposta do prêmio é promover o design no estado, favorecer o desenvolvimento da sua indústria criativa, implementar a inserção de uma cultura de inovação dentro da estrutura das empresas e incentivar o despertar de novos talentos.
Os critérios de participação se baseiam em conceitos de aplicação do design ao desenvolvimento de produtos e sistemas; o atendimento de necessidades explicitadas pelo consumidor ou um novo comportamento do usuário; e à utilização de novas tecnologias no aperfeiçoamento do uso ou na fabricação do produto.
As categorias de inscrição para os produtos seguem a lista de setores industriais do estado: Cerâmico; Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos; Embalagem; Esporte (vestuário e equipamentos esportivos); Games, softwares, web e aplicativos; Moda (acessórios, calçados, vestuário, jóias lingerie, moda praia); Móveis (residenciais e comerciais); Superfície e Acabamentos; Têxtil; Transportes e mobilidade; Utilidades e Outros.
O prêmio chama a atenção para uma nova visão do design demonstrando sua força competitiva em relação ao desenvolvimento sustentável do estado com reforço de visibilidade para os designers e para as indústrias premiadas.
Sua primeira edição aconteceu em Outubro de 2014 e teve como parceiros a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), a CasaCor de SC e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí).
Foram inscritos 101 produtos e 61 finalistas avaliados por um juri constituído por designers nacionais: Guto Indio da Costa, André Poppovic, Gisela Schulzinger, Leticia Castro e Monica Barbosa.
Os 18 premiados em 2014 (designers e indústrias) em 9 categorias foram anunciados em uma grande festa em Itajaí quando a CasaCor também anunciou seus vencedores.
Na ocasião foi inaugurada uma exposição também levada para o Hotel Il Campanário em Jurerê Internacional fazendo parte dos eventos relacionados aos cursos executivos da Fiesc. A exposição foi levada para a cidade Pedra Branca, empreendimento inovador situado na Palhoça, grande Florianópolis.
A segunda edição em 2015, teve mais inscrições (163) e o Juri foi constituído por: Freddy van Camp, Waldick Jatobá, João de Souza Leite, Lucas Petrelli e Marcos Bohmann.
A festa de premiação contou com a presença de políticos do estado e foi realizada no campus Ilha da Univali.
A exposição de produtos permaneceu por 2 meses no hall do Business Decor da SC-401.
Foram 16 premiados (designers e indústrias) em 8 categorias.
Valdir Walendowski - Secretário de Turismo de Santa Catarina
Waldick Jatobá, Waldir Walendowiski, João Leite, Sergio Gargioni, Roselie de Faria Lemos, Marcos Bohman, Lucas Petrelli, Freddy van Camp e Renato Buchele Rodrigues.
Bruno Faucz um dos premiados na 2ª edição do prêmio D. Catarina recebendo a premiação das mãos do Secretário de Turismo de SC, o Sr. Valdir Walendowski.
A terceira edição em 2017 com patrocínio da FIESC e apoio do BRDE contou com 83 inscritos e 41 selecionados para a segunda fase.
Os jurados responsáveis tiveram como critérios para julgamento e para a premiação: o produto possuir uma boa solução de design; ser representativo em sua funcionalidade e uso e ser representativo dentro do cenário da indústria de SC. Todos os inscritos e premiados tem o DNA de Santa Catarina: seu designer ou a empresa fabricante tem que ser deste estado.
Cerimônia de premiação.
Superintendente do IEL/SC, representando a FIESC - Patrocinador do prêmio.
Gerente de Planejamento do BRDE - Apoiador do prêmio.
Roselie Lemos, do CDC, José Eduardo Fiates, da Certi, e Natalino Uggioni, da Fiesc
Winnie Bastian
Arquiteta e jornalista especializada em design e arquitetura, foi chefe de redação da revista Arc Design, editora da L+D e contribuiu com outras mídias nacionais e internacionais, atualmente é editora da Casa Vogue. Dedicou-se à pesquisa da convergência entre a moda e o design de produto em seu mestrado em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac São Paulo, onde também lecionou no Bacharelado em Design de Moda.
Levi Girardi
Designer formado pela FAAP-SP, é CEO e sócio-fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, atendendo no Brasil e EUA clientes como Ford Motor Co., AnheuserBurschInbev, Natura, Ambev, Samsung e LG Electronics, além de participar do novo mercado de fomento a startups. Conquistou importantes prêmios de design do mundo, como o iF Design Awards, IDEA Awards/USA, além do Design Preis, RedDot, Green Good Design. Também conquistou premiações no Brasil como o IDEA Brasil e o Prêmio Design MCB.
Jaakko Tammela
Designer carioca, filho de um artesão finlandês, é formado em Design de Produtos, com MBA em Marketing e Liderança Criativa. Conquistou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, participou de Cannes Lions, IxDA, Festival Path, Bienal de Design Brasileiro e mais. Criador da área de Experience Design da Whirlpool LATAM, que foi replicada globalmente. Hoje é Diretor de Design na FJORD São Paulo e leciona sobre Liderança Criativa, Inovação e Design.
Guto Requena
Fundador do Estudio Guto Requena, recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Foi colunista de design, arquitetura e urbanismo na Folha de São Paulo. Hoje cria, roteiriza e apresenta séries para TV, Web e cinema.
Daniel Kraichete
Designer Industrial e Mestre em Engenharia de Transportes, atuou como designer de produtos e gerente de projetos do Instituto Nacional de Tecnologia, foi diretor geral do Centro Design Rio em projetos ligados à gestão da inovação, além de Consultor do SEBRAE-RJ, SENAC RJ, FIRJAN, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado e jornal O Globo. É Professor de Gestão da Criatividade e inovação em MBAs e de Gestão do design para a graduação. Atualmente se dedica à diretoria Geral do Distrito Criativo do Porto.